quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Cinzas...Ecos do carnaval.

Carnaval não é somente colocar uma fantasia e sair pela avenida cantando e deslumbrando - que realmente é o melhor – principalmente para uma cidade que tenta fazer da data sua maior festa. Seu maior evento e o mais importante do “calendário turístico” se ao menos existisse.
Para a realização da festa é necessário que o poder público – a prefeitura – proporcione uma estrutura mínima de equipamentos e serviços aos foliões e turista. Tarefa quase que impossível para as inúmeras gestões municipais. Tudo é meio feito pela metade – quando é feito – e ninguém tem o direito de dar opinião, nem os próprios carnavalescos - que precisam dos equipamentos para desenvolver seus propósitos – quanto mais um mortal cidadão.
Este ano, apesar de um orçamento de R$570mil disponibilizado pela prefeitura – sem contar com os recursos de apoiadores: Caixa, Itaipu e Petrobrás (????) – a infraestrutura foi insuficiente e falha, pior das edições da atual gestão.

Insuficiência
A iluminação da avenida estava precária, os dois pontos importantes - principalmente para o desfile das Escolas de Samba - o início e a dispersão estavam na penumbra. Parece que os organizadores – que já fazem carnaval há algum tempo – ainda não perceberam que a mais eficiente iluminação é lateral. Além de direcionar a luz, evita a instalação de postes e torres nas transversais da avenida, prejudicando o desfile dos carros alegóricos e a redução do espaço destinado ao público.
As instalações para vendedores dos mais diversos produtos – alimento, bebidas, acessórios...Etc. Novamente foram precárias. Se foi estabelecida a tal “praça da alimentação” nas tendas laterais da Pç. Cel Macedo, tudo deveria ser instalado naquele espaço...Limitado.Limitado mesmo!
O que não dá mais para acontecer é lotear o pátio e as calçadas da Escola Brasílio Machado – patrimônio da cidade – para instalação de barracas e “ambulantes” sem nenhum critério.

Espero que o prefeito João Domero faça uma visita ainda hoje a referida escola, para constatar o estado degradante que a deixaram. Também não entendo porque a direção da escola permite tal uso, pois o espaço é público, é uma escola, e todos finais de festa o transformam em uma “privada”. Socorro!
A programação não foi cumprida a risco, principalmente no desfile das Escolas de Samba, prevista e anunciada para iniciar às 21h, com transmissão da TV Pr Educativa. E ainda a platéia continua esperando uma hora de intervalo, entre uma escola e outra. Bem, também as Escolas encolheram, das seis participaram três.
Banheiros ecológicos insuficientes... Falta de placas de sinalização para auxiliar os transeuntes e os condutores de veículos. Faltou sinalização no setor histórico da cidade nas áreas destinadas a estacionamento de veículos, principalmente os turísticos.
Apesar dos “senões” costumeiros, o carnaval sempre é muito bom, porque o povo faz a sua parte. As administrações municipais são sempre insuficientes, incompetentes. E não consegue sequer fazer o mínimo para dar melhores condições aos foliões, aos turistas e a própria comunidade.
Recursos aparecem. Mas gastar R$570mil, nesta estrutura insuficiente é queimar dinheiro público em pleno carnaval molhado. Alias, a água “torneiral” circulou pelos canos até às 24h, normalmente é até às 21h.
Quanto aos recursos, os vereadores já solicitaram os devidos esclarecimentos ao prefeito. Nada além de suas funções: fiscalizar os gastos do executivo. Vamos aguardar.
Isso é apenas mais um “pitaco” do Bó. Pra não passar em branco e dizer que “não falei das flores”. E tenho dito!

P.S. Esqueci...Gostei da decoração da avenida. A melhor dos últimos anos. Com um objeto simples do nosso cotidiano (sombrinha), Cezar Broska soube com competência criar um belo conjunto, com graça e plasticidade. 

2 comentários:

  1. Bó, corretas suas observações e reforço, o espaço entre uma escola e outra não dá para aguentar, faz anos que isso acontece e ninguém toma providencias. Imagine se o horário da TV fosse pago ? Ainda mais, aparece na mídia um cidadão dizendo que o carnaval de Antonina a cada ano evolui mais. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Esse descaso com a Escola Brasílio Machado me incomoda... Falta de organização.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e se identifique.