segunda-feira, 18 de maio de 2015

Sinalizar...E por que não?

E por que não?

Já faz tempo que venho propondo um estudo para implantação de um sistema de trânsito na cidade, principalmente no Setor Histórico e nas ruas com sentido a Estação Rodoviária. Não entendo nada de sistema de tráfego, mas cheguei até – via blog e pessoalmente, conseguir voluntários para formatar um pequeno croqui e apresentar a prefeitura.
No início deste mandato, em fevereiro de 2013, houve uma tentativa em se iniciar um estudo, mas não passou de momento. Nunca mais se falou nisso!
Como não consigo ficar omisso aos nossos problemas – aqueles que posso contribuir – novamente fiz um novo croqui de possibilidades, na tentativa de melhorar o tráfego de ônibus e carros na principal avenida do centro da cidade até a Rodoviária. Creio que este seja um dos setores mais críticos na condução de veículos leves e do transporte coletivo.

Algumas dúzias de placas e faixas de sinalização poderão balizar e implantar a proposta, enquanto não se pensar num sistema abrangente, que possa organizar todo o tráfego do Setor Histórico, áreas apropriadas para o turismo e o tráfego pesado com destino ao porto.

A proposta é muito simples:
Os acesos principais ao centro da cidade continuam os mesmos, ou via Rua Conselheiro Alves de Araújo (continua com mão única) ou Rua Leovegildo de Freitas (com duas mãos – uma de entrada e outra de saída). As mudanças serão nas Ruas Coronel Marçalo (mão única à direita sentido mercado/rodoviária, e mão dupla a esquerda sentido Leovegildo de Freitas, saída); já a Rua João Viana com a Theófilo Soares Gomes serão mão única no sentido Rua Leovegildo de Freitas/Saída/Curitiba. A rua central, Carlos Gomes da Costa continua com dois sentidos, mas a Coronel Líbero deverá ter sentido único – Carlos Gomes/Leovegildo de Freitas- saída.

Novamente tomo a liberdade de propor – já é a terceira vez – e apresentar minha modesta contribuição, no sentido de sistematizar o tráfego de veículos no centro da cidade. Acredito que se implantado, deverá facilitar e melhorar a acessibilidade para todos. Transeuntes, condutores e moradores da área.
Caso não queiram aproveitar a proposta, por favor, consultem um pessoal especializado em engenharia de tráfego, mas implantem alguma coisa. O que não podemos é conviver com o descaso achando que é assim mesmo. Caso não tenham entendido minha verborreia, posso desenhar, alias já está desenhado! Boa nota.




P.S. sujeito a críticas e sugestões. Pois não entendo “merda nenhuma” de tráfego, mas sou um bom motorista e cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.