sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Ranking do turismo no Paraná

Litoral do Paraná tem 3 cidades bem classificadas no ranking do turismo

Guaratuba, Matinhos e Paranaguá foram classificadas na categoria B do ranking dos destinos turísticos do Brasil. Pontal do Paraná e Morretes estão no nível C; Antonina e Guaraqueçaba, no D.
Na categoria A, foram classificadas apenas duas cidades do Paraná: Curitiba e Foz do Iguaçu. No nível das melhores cidades do Litoral (B), apenas outras seis cidades paranaenses: Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Araucária, Cascavel e Guarapuava.
Os resultados do Litoral do Paraná só não foram melhores devido ao pequeno porte dos municípios. Na classificação é levado em conta o número de estabelecimentos, empregos e fluxo de turistas.
A categoria A, que representa os municípios com maior fluxo turístico e maior número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem, tem 51 cidades, incluindo as 27 capitais, e representa apenas 1,5% dos municípios brasileiros.
O Paraná teve 261 cidades classificadas: 2 na categoria A, nove na B, 32 na C e 218 na D e E.

O Ministério do Turismo (MTur) adotou uma nova metodologia para categorizar os municípios brasileiros. A partir de quatro variáveis de desempenho econômico: número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais, os 3.345 municípios do Mapa do Turismo Brasileiro foram agrupados em cinco categorias, de A até E. 



Um comentário:

  1. é mais uma notícia ruim, mas ela tem diversas respostas e não é culpa da irrelevante prefeitura municipal de uma cidade de menos de 19.000 habitantes. Não vou enumerar os diversos problemas da incompetÊncia administrativa brasileira, mas faço uma pergunta. Esse pessoal do Ministério do Turismo, que fez essa pesquisa a qual não sabemos a metodologia (mas eu imagino incompetência, como a maioria das coisas que o governo mete a mão) vai fazer o que com isso? Mais uma pesquisa no ano que vem? Será que não poderiam mandar alguém pra ensinar o pessoal daqui a escrever projetos? Precisamos sim nos organizar na cidade para que a próxima prefeitura tenha compromissos sólidos pra melhor a vida do pessoal da cidade, não apenas do turista! É hora de agir, unir e manifestarmo-nos, mas saber que esses que fizeram a pesquisa, estão entre os incompetentes. A principal necessidade da cidade é atrair empresários, artistas, cozinheiros, professores, educadores, festivais de música, de fotografia, além de revitalizar a orla, desenvolver o turismo náutico... Ah, se o ministério do turismo trabalhasse como trabalhamos... Mas só fazem relatórios inúteis!!!!

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e se identifique.